sábado, 29 de novembro de 2008

Coletânea HE/ SHE/ WE - Robert Johnson


Amigos, embora não tenha feito uma leitura desta coletânea, creio que a julgar pela proposta do autor e pela recomendação de um amigo seja bastante interessante conhecer a obra. Em verdade, tudo que se relaciona ao entendimento dos universos masculino e feminino, bem como aos símbolos e arquétipos em que estamos sob influência merece um olhar mais cuidadoso para o nosso constante aprendizado. Em um mundo, onde os papéis estão invertidos e os valores pisoteados, é preciso repensar não apenas a nós mesmos como também os relacionamentos que construímos e destruímos dia após dia. Será que o mito de Tristão e Isolda ainda persiste no inconsciente coletivo na atualidade? Bom, espero dirimir estas dúvidas e outras em breve. rsrsrrs BJS W.

7 comentários:

Anônimo disse...

é pena que uma trilogia fascinante e tão reveladora, seja apresentada por quem não a conhece, posso lhes garantir q é a maior viagem q já fiz para o reencontro comigo mesma depois de uma paixão avassaladora nos meus 20 anos. ( WE) sempre vai ser atual, é a trilogia que a 30 anos recomendo a jovens e amigos, aliás tinha muitos exemplares, perdi num incêndio, e só estou aqui para tentá-los adquirir de novo. Trabalho de um gênio, como diria Vinícius, para mim uno e impretérito, parabéns ao autou. relíquea

kátiba Fadel

Anônimo disse...

Concordo plenamente com os post acima, pois eu compreendi e me livrei de uma paixão avassaladora há alguns anos, depois q li este livro. Evitei assim, muito sofrimento, desgraças e intensas frustrações. Aprendi com Johnson a começar a percorrer o caminho p/ o meu auto-conhecimento e perceber a busca pelo meu animus, perceber as projeções direcionadas a homens comuns, q eu via como "deuses", pude perceber q posso viver o amor romântico num plano e o amor humano em outro, mas numa dimensão q um ñ exclui o outro. Leiam WE, vale a pena! Karina Sobral

W disse...

Obrigada meninas pelos comentários!! Confesso que ainda não li...risos por falta de tempo!! Muita Luz e Paz!!! bjosss

Unknown disse...

visivelmente não entendeu a obra.

sugiro seguramente que leia nesta sequencia, ilusões de richadr bach, do mesmo autor, fernão capelo gaivota, prosseguir com sidarta de herman hesse e reler a trilogia finalmente.

talvez faça refletir sobre a importância desta clássica obra prima que não se limita a definir processos sistêmicos específicos do âmbito da relação conjugal pela análise da reflexão da troca de papeis como fator para meramente atuar de ferramenta para soluções pessoais, quando fato é que, acende a chama da consciência de que a dualidade não postula a segregação; afirma sim, sua integração com o todo, abrangendo em termos psicológicos, a interpessoalidade inerente de todas as relações humanas, como pilar para uma efetiva evolução e amadurecimento da nossa Humanidade Terrestre.

Anônimo disse...

Excelente, sempre percebi em mim essas forças que existem, só não as conseguia compreender realmente e utilizá-las em nosso mundo, sofri muito com isso me achando diferente, após ler esses livros, agora sou completo, entendi quem sou realmente, completo e verdadeiro, deus e humano. Recomendo a todos.

Sidnei Matos disse...

Concordo com o último post de que não devemos limitar o livro a um manual para dirimir os problemas de casais. Este é apenas um aspecto trazido na narrativa. Li "She, livro realmente interessante. Leitura gostosa, li rapidinho, narrativa dos mitos de Afrodite, Eros e Psiquê para falar desse processo do autoconhecimento da mulher, da busca dela pela realização plena enquanto mulher por meio do entendimento dos mecanismos do seu inconsciente - tarefa tb necessária aos homens. Me fez pensar algumas coisas sobre mulheres, sua relação com os homens (e vice-versa), mas, sobretudo, me pontuou algo interessante: a importância de tomar consciência do quanto é importante trabalharmos também o feminino que temos dentro de nós (no caso dos homens) e o masculino que há em toda mulher. Cada um na sua devida proporção, evidentemente. Bela dica. Não tem jeito, vou ler "He" e "We" agora.

Sidnei Matos -www.facebook.com/sidneimj

W disse...

Com certeza, Sidnei! Quanto mais tivermos consciência dos nossos diferentes e complementares pontos de vista mais nos aproximaremos dos Mistérios do Universo...rsrsr
Abraço!