terça-feira, 18 de novembro de 2008

Helena - Machado de Assis


Estava a pensar sobre qual obra seria o próximo post e imediatamente ocorreu-me à lembrança o primeiro livro que li de Machado de Assis e do qual me tornei fã entusiástica. Atrelada à recordação surgiu na mente uma situação digamos, um pouco engraçada... Estava na 7 série e a atividade de casa era fazer a leitura. Um belo dia, a professora perguntou incisamente à turma: "Alguém por acaso leu Helena?" Levantei o braço devagarinho, achando que acompanharia muitos colegas... ledo engano! Apenas uma sobrevivente e advinhe... A professora então virou-se para mim: "W, o que você achou?" Tomada de surpresa com aquela indagação à queima-roupa, respondi com toda a sinceridade juvenil: "Gostei do livro, apesar do final não ter sido feliz!" ...... Meu Deus, como pude entregar Machado de Assis??? Aposto que depois dessa, nenhum dos meus colegas se atreveu a pegar a obra. rsrsrrsrsrsrrsrsrrsrrsrsrrs Que pena!

Bom, o que importa é observar o estilo machadiano de escrever, sempre pautado pela descrição psicológica dos personagens, no caso, de Estácio, Helena e tantos outros. Interessante o fato de que o autor consegue romper com a linearidade da escrita ao mesclar começo e fim, característica essa que se repete em outros livros. Além disso, há o retrato em preto e branco das conveniências sociais, tornando este autor universal e atemporal. Enfim, há tanto que dizer que seriam necessários milhões de posts. Mas escreverei algumas unidades. rsrsrrs Viva Machado!

Nenhum comentário: